segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Praça Tiradentes no século XIX

Das fotos mais antigas de Ouro Preto, feitas, calcula-se, entre os anos de 1870 e 1875. Elas integram coleção do Museu da Inconfidência e, anteriormente, pertenciam ao IPHAN. Foram parte da exposição Ouro Preto, Imperial Cidade - 1823-1889, realizada pelo Museu da Inconfidência no período de 22 de maio a 9 de julho de 1998 e, até aquela data, tinham autoria desconhecida.
Praça Tiradentes com Coluna Saldanha Marinho, obras no "Pilão"
O Palácio dos Governadores, atual Escola de Minas; ao centro, a Coluna Saldanha Marinho, primeiro monumento comemorativo da Inconfidência; à direita, o antigo Fórum, a casa da Baronesa de Camargos e a Câmara Municipal; à esquerda, o conjunto assobradado, projeto de José Fernandes Pinto Alpoim. A parte frontal do prédio do palácio apresenta o traçado clássico da fortificação militar. O projeto não foi concluído à época e os acréscimos posteriores, ao fundo e ao lado mais recentemente, fugiram completamente ao original de Alpoim.
 Veja também neste blog: Ouro-pretano, quem és?Tancredo Neves - Mensageiro da Liberdade - Desarticulando - Ideias ouro-pretanas - 21 de abril em Ouro Preto III



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia e assine de graça:

Keimelion - revisão de textos, partilhe com seus amigos!

Postagens populares

Quem escreve um texto precisa sempre de um revisor, procure o melhor:

Quem escreve um texto precisa sempre de um revisor, procure o melhor:
Keimelion - revisão de textos - há mais de dez anos revisando teses, dissertações e livros.