quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tancredo Neves - Mensageiro da Liberdade


 Criei uma nova página neste blog para apresentar, pelo menos por algum tempo o documentário Tancredo Neves - Mensageiro da Liberdade.

Tancredo representou a maior,  senão a única paixão política de minha vida. Paixão, nos dois sentidos - o da adesão emocional a uma causa e a dor e frustração que a morte dele representou. Eu era bem jovem e ainda acreditava em muita coisa. Atualmente não creio mais em tantos ideais, mas ainda tenho uma nostalgia romântica da ideias representadas e defendida pelo presidente Tancredo neves.

Este documentário conta a história do político que é exemplo de integridade e respeitado por todos os brasileiros como um dos maiores estadistas que o país já teve. O filme conta a biografia de Tancredo Neves por meio de depoimentos de amigos, familiares, colegas de trabalho e diversos nomes da política nacional.

Dentre os participantes do documentário estão o governador de Minas Gerais e neto de Tancredo, Aécio Neves; seu sobrinho, Francisco Dornelles; José Sarney, que o sucedeu na Presidência; José Serra, governador de São Paulo; e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que afirma acreditar que Tancredo conhecia os problemas do país e do mundo e, por isso, era um dos grandes personagens da História.

Dividida em tópicos, o filme mostra a infância de Tancredo; o início da carreira política, quando se elegeu vereador de São João Del Rei (MG), em 1935; o período em que foi Deputado Federal, Ministro da Justiça e Primeiro Ministro; do Golpe de 64; as Diretas Já; a conquista da Presidência da República e a doença que o vitimou aos 75 anos, impedindo-o de assumir o cargo. Os traços de sua personalidade típicamente mineira também serão retratados nas palavras do artista Ziraldo.

O filme é narrado pelo ator Othon Bastos e foi produzido pelo jornalista Fernando Barbosa Lima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia e assine de graça:

Keimelion - revisão de textos, partilhe com seus amigos!

Postagens populares

Quem escreve um texto precisa sempre de um revisor, procure o melhor:

Quem escreve um texto precisa sempre de um revisor, procure o melhor:
Keimelion - revisão de textos - há mais de dez anos revisando teses, dissertações e livros.