domingo, 21 de dezembro de 2008

Presépios

O terceiro lugar:
"Tradição religiosa fundada na idade média por São Francisco de Assis, o presépio encontra em Minas uma de suas vertentes mais criativas.

Manifestação de cultura popular, pontuada de fantasia, o nosso presépio projeta o episódio do nascimento de Jesus no cenário singelo das pequenas vilas incrustadas nas montanhas.

"Nas cidades do interior mineiro, a montagem do presépio constitui um comovente ato devocional, familiar e coletivo, que se inicia com a preparação da gruta, a colheita de musgos e areia branca, até “armagem” na véspera do natal, incorporando, nesse ato, cantos e ritos do nosso folclore. Tudo envolto na mais completa magia, feita de arte e devoção, fantasia e expectativas.

Para manter viva a tradição cultural e religiosa e resgatar o sentido poético e singular do presépio mineiro, a FAOP instituiu o Concurso de Presépios, promovido anualmente. Esse evento tem também a finalidade de estimular experiências de criações contemporâneas, proporcionando uma releitura da antiga tradição.

As obras premiadas, integradas ao acervo da FAOP, constituem conjunto exemplar da criatividade de nossos artistas.
Atualmente o acervo de presépios populares da FAOP possui 18 obras feitos por artistas mineiros, em especial, de Ouro Preto."
A exposição foi no CAEM
Na foto abaixo, dentre todas gentilmente cedidas por um jornalista do Estado de Minas, à época, os vencedores do Concurso de Presépios de 1970(?), à direita o rapaz que tirou o primeiro lugar, ao centro Bené da Flauta, segundo lugar, e eu, contentíssimo com a terceira colocação: ganhei um cheque de $300,00 - qual era mesmo a moeda da época? O presépio do Bené da Flauta hoje está na coleção de Julio Varela, o meu foi doado à Escola dom Velloso e se perdeu por lá.

Alguém sabe quem é o rapaz que tirou o primeiro lugar e onde foi parar o presépio dele?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia e assine de graça:

Keimelion - revisão de textos, partilhe com seus amigos!

Postagens populares

Quem escreve um texto precisa sempre de um revisor, procure o melhor:

Quem escreve um texto precisa sempre de um revisor, procure o melhor:
Keimelion - revisão de textos - há mais de dez anos revisando teses, dissertações e livros.