segunda-feira, 18 de abril de 2011

A grade da Ponte dos Contos


A Ponte dos Contos, com a grade antiga. Ao que me consta, ela foi substituída pelas pedras lá pelos anos 1940 (não sei se o original seriam pedras ou grade). Meu avô morava na casa aí a esquerda (hoje o restaurante O Passo), e meu pai contava que, quando tiraram a grade, ela foi adornar a fazenda de um político.
Essa grade aí é bem menos propícia ao suicídio que a mureta atual. Mas ela é claramente art nouveau, suponho que tenha ido parar aí pelos fins do XIX. Sua retirada tende a ter sido coisa da "restauração" pós passagem dos modernistas por ali. Ainda há marcas da fixação das grades nas pedras da Casa dos Contos.
Nos fins do século XX, algumas dessas hastes de ferro mais grossas foram usadas pela Prefeitura para pontos de ônibus pela cidade; lembro-me de uma perto da Estação e outra no Veloso (esta acho que ainda está lá). Não me lembro sob qual prefeito isso foi feito.


Leia no blog da Keimelion: Revisando seus textos - Revisão de textos em contexto - Emprego do verbo haver - Locuções com e sem crase
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia e assine de graça:

Keimelion - revisão de textos, partilhe com seus amigos!

Postagens populares

Quem escreve um texto precisa sempre de um revisor, procure o melhor:

Quem escreve um texto precisa sempre de um revisor, procure o melhor:
Keimelion - revisão de textos - há mais de dez anos revisando teses, dissertações e livros.